Onde é o começo e o fim das responsabilidades de um Product Owner?
O papel do Product Owner requer inúmeras atividades durante o ciclo do desenvolvimento seja de um produto, uma funcionalidade ou uma mudança de comportamento. A grande questão é onde começam e onde terminam as responsabilidades de um PO?
O começo não há muito segredo, o PO é o responsável em entender há necessidade e organizar esta, por exemplo, para um novo produto, é necessário entender:
- Qual problema é resolvido?
- Quem é o público alvo?
- Qual a conexão entre produto e oportunidade de mercado?
Para novas funcionalidades ou mudança, não há diferenças grandes, o importante é sempre entender qual o problema estamos tratando e não ficar focado apenas em soluções, pois uma solução que não resolve nenhum problema não terá aderência no mercado.
Apenas após clarificar e entender o problema, então o PO parte para a escrita de Épicos e User Stories, esta sequência é imprescindível para uma abordagem bem sucedida, caso contrário podemos ir para uma direção diferente da que desejamos.
Agora a pergunta chave é: onde terminam as responsabilidades do PO? Infelizmente há um grande mal entendido aqui, muitas vezes me deparo com cenários onde POs e demais envolvidos pensam que ao entregar uma determinada demanda em ambiente de produção o trabalho acaba. Essa afirmação está extremamente incorreta, o PO não apenas lidera o time para entregar funcionalidades, a obrigação do PO é de maximizar o valor do negócio, então apenas após medir os resultados o nosso trabalho termina, não antes. Um PO precisa medir os resultados sempre para entender se o valor para o negócio é maximizado conforme esperado.
Quer saber mais sobre este tema? Se inscreva em meu curso Como ser um Product Owner.